A Nossa História: Johannes Gutenberg

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a história, daquilo que conhecemos hoje, como “Impressão Moderna”. Foi graças a Johannes Gutenberg, um inventor e gráfico alemão, nascido no século XIII, que hoje conhecemos o método de impressão em papel.

Mas afinal, o que fez Johannes Gutenberg?

O inventor, foi responsável pela introdução do sistema mecânico e dos Tipos moveis, sistema este que até aos dias de hoje, sofreu poucas alterações, devido ao mesmo ser extremamente eficaz.

Pouco se conhece sobre a fase juvenil de Gutenberg, pois foi apenas na sua fase adulta, que o mesmo se deu a conhecer, sendo responsável pela impressão de livros como A Bíblia, a qual demorou 5 anos a ser impresso. O mesmo contribuiu para a criação da Impressa da Era Moderna, à qual introduziu um sistema mecânico, de prensa, na qual eram inseridos Tipos fundidos em chumbo, fazendo com que os mesmos sejam impressos, em tinta de óleo, no papel.

Enquanto jovem, Johannes Gutenberg, trabalhou com seu pai na área da ourivesaria, o que o levou a desenvolver fortes conhecimentos e capacidades na fundição de metas, técnica que usou mais tarde para o desenvolvimento dos seus Tipos.

O inventor faleceu em 1468, deixando ficar métodos, que hoje nos permitem ter acesso a impressões como o Jornal.

 

Para finalizar este artigo, deixamos um pequeno video demonstrativo do método de Impressão Tipográfica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *